“As Más Conversações Corrompem os Bons Costumes.”

A citação acima é encontrada em 1 Coríntios 15:33. É na verdade uma citação do poeta grego Menandro que viveu em 342-291 aC

Comecei a ler hoje o livro de Juízes. Israel está finalmente na terra. Eles finalmente chegaram ao cumprimento da promessa que Deus fizera a Abraão, quatro séculos antes. Deus deu-lhes vitórias sobre seus inimigos e tudo que eles tinham que fazer era  ser obediente e  continuaria a prosperar. Deus lhes havia dito especificamente, “não associem com o povo da terra pois isso levará a vocês quebrar a aliança que fiz com vocês. ” Deus lhes havia dito para expulsar e destruir esses povos, mas o livro começa dizendo que Israel, tribo por tribo permitiram que seus inimigos vivessem  com eles e eles associam com eles. O resultado é que se afastaram de Deus e da Sua palavra. Isso não aconteceu tudo de uma vez, começou com apenas uma associação pequena e lentamente a associação os corrompe à medida que ele vão de mal a pior como o livro de Juízes relata a história.

Deus nos chamou para ser “luz do mundo” e  “sal da terra”. Somos chamados para sermos testemunhas e proclamar as Boas Novas. Mas eu temo que a medida que  associamos com aqueles que não compartilham de nossos valores e crenças, assim como o antigo Israel, o nosso caráter é corrompido. Nós começamos a agir como eles e o nosso sal perde seu sabor e nossa luz é superada pelas trevas. Não deveria ser assim!

Que a lição do livro de Juízes seja um lembrete para nós não nos associarmos com “más companhias” dentro e fora da igreja, se quisermos continuar a ter um bom caráter.

Apenas um pensamento para hoje,

Pastor Fernando Carvalho

Leave a Reply